"7 Maravilhas de Portugal": TVI adia evento devido a estado de calamidade
- 03/02/2026
A TVI tomou uma importante decisão relativamente à apresentação e escolha das "7 Maravilhas de Portugal". O canal resolveu adiar a apresentação de candidaturas e o evento de apresentação do projeto, marcado para o dia 5 de fevereiro. A decisão prendeu-se com o estado atual do país em consequência do mau tempo e dos estragos que as sucessivas depressões têm causado.
"O país vive um período excecional, estando em estado de calamidade até meados de fevereiro. As 7 Maravilhas de Portugal, em conjunto com os parceiros, TVI, NIU e Turismo de Portugal, tomou a decisão de adiar para data posterior a apresentação das candidaturas que iriam conduzir à eleição das Novas 7 Maravilhas de Portugal", informou o canal quatro através de um comunicado enviado às redações.
Foi em dezembro do ano passado que a TVI revelou ser em 2026 a televisão oficial das "Novas 7 Maravilhas de Portugal". O projeto celebra este ano 20 anos, dedicados à exaltação da "diversidade histórica, cultural e arquitetónica do país".
Contudo, num momento de grandes constrangimentos no país devido aos estragos causados pela depressão Kristin, "a organização manifesta-se solidária com as comunidades atingidas, com as quais tem estreitado laços ao longo dos anos em que este projeto se desenvolve".
"Compreendendo que neste momento a prioridade dos autarcas e entidades locais e regionais deve ser o restabelecimento da normalidade e o apoio às populações afetadas, considera a organização que não estão reunidas as condições para manter o calendário inicialmente previsto", refere ainda a TVI.
A conferência de imprensa de apresentação do projeto, que estava anunciada para dia 5 de fevereiro, será posteriormente remarcada em data a definir.
A escolha das novas maravilhas de Portugal será "acompanhada por uma operação televisiva de grande dimensão, com programas semanais emitidos ao sábado, entre abril e julho, uma semifinal e a Grande Final Nacional, marcada para 18 de julho, garantindo ampla cobertura mediática, forte envolvimento do público e mobilização nacional", revela o comunicado.
Importa ainda recordar que a jovem atriz Matilde Reymão foi recentemente nomeada como a embaixadora das "Novas 7 Maravilhas de Portugal".






