"A primeira vez que lhes elevei a voz fui para o meu quarto chorar"
- 10/02/2026
Sofia Ribeiro marcou presença no programa da tarde da SIC, "Júlia", onde falou sobre a nova fase da sua vida. A atriz tornou-se tutora legal das duas sobrinhas, Bianca e Beatriz, em agosto de 2023 e tem vivido uma nova realidade desde então.
A artista começou a explicar que parou a sua atividade profissional em 2025 porque não estava a conseguir gerir tanta coisa a acontecer na sua vida.
"Houve um momento em que eu não estava a conseguir gerir tudo, estava emocionalmente muito frágil. Tive que dar um passo atrás, não somos supermulheres. Temos que fazer escolhas [...] Recusei projetos porque havia muita coisas para organizar na minha vida pessoal, não estava a consegui chegar a tudo", referiu a artista.
Sofia revelou também que ser a responsável pelas jovens não é tarefa fácil porque o passado das meninas não foi tão tranquilo como deveria ter sido.
"São crianças com uma bagagem maior do que seria expectável, naturalmente elas testam muito, têm um sem fim de consequências das mazelas que têm. A vida deixa-nos marcas", confessou.
"Houve momentos em que pensei se seria capaz", explicou, mas a vontade de tornar a vida das jovens melhor é maior que tudo. "Quero que as minhas sobrinhas tenham uma vida diga e em paz", referiu.
"A vida mudou, é totalmente diferente, tinha um liberdade [...] agora existem duas adolescentes. No início perdi-me totalmente, não sabia quem era e o que andava a fazer. [...] mas depois a vida encarrega-se de nos dar ferramentas e de nos encaminhar do que é que resulta na nossa logística", explicou ainda.
Sobre a educação de Beatriz e Bianca, Sofia garante que não permite que tenham telemóvel e que a primeira vez que levantou a voz às sobrinhas sofreu muito com isso.
"Não têm telemóvel. [...] É difícil filtrar tudo, muito menos as crianças. [...] A minha educação, certa ou errada, passa por conversar com elas. Não lhes digo «não porque não». Eu explico. A primeira vez que elevei a voz fui para o meu quarto chorar e liguei para a minha amiga", confessou.
Sofia Ribeiro e a maternidade
Júlia Pinheiro questionou ainda a atriz sobre se o desejo de ser mãe se mantém. A artista confessa que para já não mas nunca sabe o futuro.
"Não digo nunca na minha vida mas hoje não sinto essa necessidade. [...] Neste momento não sinto essa vontade, um dia mais tarde se encontrar alguém que faça sentido e que a minha perspectiva e da pessoa seja nesse sentido sim, mas hoje não", confessou.






