Algumas marcas chinesas condenadas a desaparecer? "Não é sustentável"
- 02/02/2026
As marcas chinesas multiplicam-se no setor automóvel, sobretudo em modelos elétricos e eletrificados - não só no mercado doméstico, como também internacionalmente. E, perante tanta concorrência, a sustentabilidade tem vindo a ser questionada.
É uma multiplicidade de fabricantes, a lançarem os seus próprios modelos totalmente novos ou atualizados e num ritmo significativamente elevado - o que vem tornar o mercado ainda mais desafiador.
Martin Jahn, diretor da Skoda para a área de vendas e marketing, disse à Auto Express: "Todos sabem que haverá uma consolidação. Há cerca de 150 marcas elétricas na China. Isso não é sustentável".
O responsável do fabricante checo do Grupo Volkswagen alargou o comentário: "Julgo que haverá uma consolidação da indústria automóvel chinesa e a questão é: durante quanto tempo consegues manter tantas marcas e lançar novos carros a este ritmo? Porque a pergunta, aí, é se podes depreciar todos os investimentos. Durante quanto tempo isto é sustentável?".
O que dizem as projeções?
O que Martin Jahn antecipa pode mesmo materializar-se. Números da Agência Internacional de Energia, citados pelo EVBoosters, mostram que em 2018 existiam mais de 500 start-ups de carros elétricos registadas.
Em 2025, pouco mais de 100 permaneciam em atividade, sendo que analistas da McKinsey sugerem que em 2030 poderão restar menos de 50.
Já em julho do ano passado, a consultora AlixPartners defendeu que apenas 15 das 129 marcas que vendem carros elétricos e híbridos plug-in na China manterão a viabilidade financeira até 2030.
Stephen Dyer, especialista da consultora na Ásia, recordou que o ambiente competitivo "deixou várias empresas em dificuldades para alcançarem rentabilidade".
Até porque há uma profunda guerra de preços entre os construtores na China, que persiste e até já está a levar o governo a intervir. Em dezembro passado, propôs novas orientações para impedir a comercialização de automóveis abaixo do custo de produção e descontos que o permitam.






