Anísio reaparece ao salvamento e Benfica fica à espreita do Clássico
- 08/02/2026
O Benfica teve de puxar dos galões para levar de vencida, na noite deste domingo, o Alverca, por 2-1, em jogo a contar para a jornada 21 do campeonato português.
No Estádio da Luz, Andreas Schjelderup quebrou o nulo, antes de Figueiredo surpreender tudo e todo com o golo do empate em cima da meia hora de jogo. Já na segunda parte, e depois de muita insistência, o jovem Anísio Cabral voltou a ser herói, tal como já tinha sido diante do Estrela da Amadora, e entregou os três pontos às águias.
Um resultado que deixa o Benfica a dois pontos do Sporting, quando esta segunda-feira há Clássico no Estádio do Dragão.
Filme do jogo:
Para este regresso aos jogos no Estádio da Luz, José Mourinho operou três alterações no onze inicial em comparação com aquele que tinha começado o empate sem golos na casa do Tondela. Daniel Banjaqui, António Silva e Sudakov saltaram das escolhas para as entradas de Sidny Cabral, a atuar pela primeira vez como defesa direito, Tomás Araújo e Rafa Silva, titular pela primeira vez desde este regresso ao Benfica.
A primeira parte ficou marcada por várias oportunidades de golo desperdiçadas pelos encarnados, com o Alverca a dificultar a vida ao Benfica. Perante um adversário que estava muito organizado, a equipa da casa apostou num ataque mais dinâmico para tentar quebrar a resistência do conjunto do Ribatejo. Logo aos dois minutos, Rafa Silva deu de calcanhar para Schjelderup, que rematou em arco para grande defesa de Matheus.
O Benfica foi tendo o domínio do jogo e, aos 15 minutos, Aursnes apareceu em boa posição para visar a baliza ribatejana, mas atirou por cima. Na jogada seguinte, houve golo para os encarnados. Rafa Silva rematou de trivela à entrada da área para defesa incompleta de Matheus Oliveira. Schjelderup foi rápido na recarga e desfez o nulo aos 16 minutos.
No entanto, a equipa encarnada foi perdendo consistência na transição, ao passo que o Alverca foi crescendo. Marezi, aos 21 minutos, fez o mais difícil e atirou por cima quando tinha tudo para marcar. Logo de seguida, Meupiyou cabeceou perto. O Benfica tentava soltar-se da teia adversária e Sidny Cabral tentou a sorte de longe para uma boa defesa de Matheus. Do outro lado, quem não defendeu foi Trubin.
Em cima do minuto 30, e numa jogada muito bem construída por parte da formação do Ribatejo pela esquerda do ataque, Chiquinho fugiu a Sidny Cabral em velocidade e lançou Marezi na área. O avançado fez um passe rasteiro a assistir Figueiredo que, em posição frontal, fez a emenda para o golo.
Na jogada seguinte, Andreas Schjelderup ficou a queixar-se de uma grande penalidade por suposta falta na área de Touaizi, mas nada foi assinalado. Até ao tempo de intervalo, o grego Pavlidis rematou fortíssimo de fora da área para defesa atenta de Matheus (38').
O Benfica entrou a todo o gás para a segunda parte e contou com duas oportunidades em que podia ter voltado para a liderança do marcador. Aos 50 minutos, e após um cruzamento de Sidny, Rafa Silva atirou ao poste da baliza do Alverca. Pavlidis, em cima do minuto 56, também podia ter inscrito o nome na lista de goleadores, mas cabeceou ao lado.
Em cima da hora de jogo, Vangelis Pavlidis colocou a bola no fundo das redes contrárias, mas o golo foi anulado porque o grego tocou com o braço na bola antes desta entrar na baliza. Logo de seguida, o Benfica reclamou duas grandes penalidades na segunda parte. O primeiro lance polémico envolveu Rafa Silva e o segundo Leandro Barreiro. Em ambos os casos, árbitro e VAR mandaram seguir.
O Benfica foi empurrando o Alverca para trás e voltou a estar perto de marcar em cima do minuto 73. Prestianni passou por Meupiyou e fuzilou Matheus Mendes que defendeu com a cabeça. Mas Mourinho tinha no banco de suplentes a cartada para a vitória. Fresquinho em campo, Anísio Cabral voltou a fazer explodir o vulcão da Luz aos 86 minutos. Dahl centrou a bola pela esquerda o avançado cabeceou com força e colocação para o fundo das redes, marcando pelo segundo jogo seguido na Luz - já o tinha feito ao Estrela da Amadora.
Com este triunfo, o Benfica passou a somar 59 pontos na terceira posição, ficando de forma provisória a dois do Sporting e a seis do FC Porto que se defrontam na segunda-feira. Já o Alverca é décimo com 24 pontos.
Momento do jogo: Saído do banco de suplentes, Anísio Cabral foi o salvador de um Benfica que ia perdendo pontos pela segunda jornada seguida.








