Atlânticoline cancela viagem marítima nos Açores na quarta-feira
- 03/02/2026
A Atlânticoline informou, em comunicado publicado na sua página da Internet, que cancelou a viagem da Linha Verde (Horta/Madalena/Velas/Madalena/Horta), que estava prevista para a manhã de quarta-feira.
A empresa "lamenta quaisquer transtornos" que o cancelamento possa causar.
Devido ao mau tempo, a Sata Air Azores (companhia aérea açoriana que faz a ligação interilhas) também cancelou hoje alguns voos na região, nomeadamente ligações com as ilhas das Flores (grupo Ocidental) e Graciosa (grupo Oriental).
O grupo SATA (que também possui a Azores Airlines, que faz as ligações de e para o exterior do arquipélago) está a informar na sua página da Internet que "devido às condições meteorológicas adversas que afetam a Região Autónoma dos Açores, poderão ocorrer atrasos e cancelamentos" nos voos.
Os efeitos da passagem pelos Açores da depressão Leonardo, com um sistema frontal associado, deverão começar a fazer-se sentir de forma mais intensa a partir da madrugada de quarta-feira, informou hoje o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA).
Segundo a última atualização do Centro de Previsão e Vigilância Meteorológica dos Açores do IPMA, "a influência da depressão Leonardo deverá começar a fazer-se sentir já a partir desta madrugada, prevendo-se uma melhoria a partir da manhã de quinta-feira".
Nomeada pela delegação regional dos Açores do IPMA, a depressão Leonardo, com um sistema frontal associado, deverá provocar "um aumento significativo da intensidade do vento", com rajadas que poderão atingir os 110 quilómetros/hora nos grupos Ocidental (Flores e Corvo) e Central (Terceira, São Jorge, Pico, Faial e Graciosa) e os 100 quilómetros/hora no grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria).
A agitação marítima nos Açores, devido à depressão Leonardo, vai gerar ondas que podem atingir os 14 metros, com ventos do quadrante oeste até 135 quilómetros por hora, segundo a Autoridade Marítima.
Em comunicado, a Autoridade Marítima indica que a situação "será caracterizada por uma ondulação proveniente do quadrante oeste, com uma altura significativa que poderá atingir os oito metros e uma altura máxima de 14 metros, com um período a variar entre os 10 e os 13 segundos".
A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha recomendam, em especial à comunidade piscatória e náutica de recreio que se encontra no mar, o eventual regresso ao porto de abrigo mais próximo e a adoção de medidas de precaução.
Recomenda-se ainda o reforço da amarração e vigilância das embarcações atracadas e fundeadas, bem como que os marítimos mantenham um estado de vigilância permanente e acompanhem a evolução da situação meteorológica.
Leia Também: Depressão Leonardo causa ondas até 14 metros nos Açores





