Avança intervenção urgente na Capela de N.ª Sr.ª da Encarnação em Leiria

  • 05/02/2026

Numa informação enviada à agência Lusa, o Património Cultural explica que o templo vai ser de imediato sujeito a uma "intervenção de salvaguarda, na sequência de um procedimento de caráter urgente".

 

A decisão de intervenção imediata ocorreu na sequência de uma vistoria técnica realizada pelas equipas do Património Cultural, "tendo confirmado a situação de elevado risco estrutural do edifício".

Esta capela está classificada como Monumento de Interesse Público desde 1982.

"O dano mais significativo correspondeu ao colapso parcial da cobertura da igreja, com elementos da estrutura de suporte em madeira partidos ou ausentes, deixando grande parte do interior diretamente exposto à intempérie", refere.

Esta situação coloca "em perigo o património integrado de elevado valor histórico e artístico, nomeadamente as pinturas evocativas à Virgem e a São Gabriel e um conjunto de ex-votos datados do século XVI".

A empreitada para remoção e montagem do telhado, com um prazo estimado de 35 dias, foi adjudicada, através de procedimento por motivo de extrema urgência, por 59.452,18 euros, despesa que está enquadrada nas atribuições do Fundo de Salvaguarda do Património Cultural.

Segundo o instituto, face à ameaça de degradação acelerada e potencialmente irreversível destes bens culturais, considerou-se "imperioso garantir a proteção imediata de um monumento classificado e do seu património artístico, de modo a impedir a progressão dos danos, particularmente no atual contexto de condições meteorológicas adversas".

Na segunda-feira, a Diocese de Leiria-Fátima anunciou que iniciou contactos para a recuperação do Santuário de N.ª Sr.ª da Encarnação, padroeira da cidade de Leiria, que sofreu "danos graves" devido ao mau tempo.

Então, a diocese esclareceu que "o edifício religioso viu o seu telhado e o campanário desabarem, marcando um episódio particularmente doloroso para a comunidade local".

Segundo informação da diocese, no monte onde hoje está o santuário existiu uma ermida erguida na primeira metade do século XV.

"Em 24 de setembro de 1588, na sequência de intervenções miraculosas atribuídas a Nossa Senhora da Encarnação -- de que a mais conhecida miraculada foi Susana Dias, mulher aleijada das pernas havia 28 anos e natural da aldeia das Cortes, curada em 11 de julho desse mesmo ano -- deu-se início à construção de novo e mais amplo templo", refere a diocese.

A mesma informação adianta que "algumas inscrições nas paredes exteriores da igreja aludem ao início das obras quinhentistas e a alguns outros milagres", sendo que as paredes "estão revestidas de azulejos seiscentistas, pintados de ouro e azul".

Doze pessoas morreram em Portugal desde a semana passada na sequência da passagem das depressões Kristin e Leonardo, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.

A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal.

As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são as mais afetadas.

O Governo decretou situação de calamidade até domingo para 68 concelhos e anunciou um pacote de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.

Leia Também: Com arcas e fogões, clube transformou-se na "casa de todos" na Batalha

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2933753/avanca-intervencao-urgente-na-capela-de-n-sr-da-encarnacao-em-leiria#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Anunciantes