Benfica, FC Porto e Sporting prometem novidades no último dia do mercado
- 01/09/2025
O mercado de transferências de verão ficará encerrado à meia-noite da madrugada de segunda para terça-feira e ainda há muitos negócios para ficarem concluídos.
Em Portugal, Benfica. FC Porto e Sporting deixaram para o último dia as aquisições para os respetivos plantéis, com o objetivo de darem resposta às várias competições em que estão inseridos, quer a nível doméstico - I Liga, Taça de Portugal e Taça da Liga, quer a nível Europeu - Liga dos Campeões e Liga Europa, no caso dos dragões.
Dos ditos três grandes, o Benfica parece ser aquele que vai anunciar uma grande novidade no ataque, com a contratação de um extremo, dado que a posição 10 já está assegurada com a contratação de Sudakov, junto do Shakhtar Donetsk.
Na imprensa nacional, Lukebakio, internacional belga do Sevilha, e Carlos Álvarez, espanhol do Levante, são os alvos confirmados das águias nesta reta final do mercado para colmatar as saídas de Karem Akturkoglu (Fenerbahçe) e Tiago Gouveia (Nice).
Ambos os jogadores referidos irão obrigar a (mais) um esforço financeiro da SAD, presidida por Rui Costa, na ordem dos 20 a 25 milhões de euros.
No meio-campo, a saída do médio Florentino Luís, para o Burnley, da Premier League, não deverá ser colmatada. Além de Enzo Barrenechea, o regresso de Manu Silva estará para meados de novembro.
No rival da 2.ª circular, o bicampeão Sporting procura arrumar a casa com a dispensa do excedentário Ricardo Esgaio. No que toca à saídas de jogadores, que poderão render algum encaixe financeiro, St. Juste tem via aberta para se juntar aos alemães do Union Berlim por uma verba a rondar os 2 milhões de euros. Mais rentável será a venda do avançado Conrad Harder igualmente para a Bundesliga, mas para o Leipzig por um valor de 23 milhões de euros, mais quatro por objetivos.
Em sentido contrário, o extremo Jota Silva ainda espreita um reencontro com o técnico Rui Borges, com quem trabalhou no Vitória SC. Neste momento, internacional português, de 26 anos, não entra nas contas do Nottingham Forest, que pretendem 15 milhões de euros para a sua transferência.
Este valor, ainda assim, é bem inferior ao de Yeremay Hernández. Apesar de uma alegada oferta de 30 milhões de euros, o Deportivo da Corunha, do segundo escalão espanhol, já fez saber que não tem intenções de vender a joia da coroa, de 22 anos.
Certo é a contratação do ponta de lança Fotis Ioannidis, de 25 anos, oriundo do Panathinaikos, de Rui Vitória. A concorrência de Luís Suárez já marcou presença em Alvalade, no Clássico frente ao FC Porto. A apresentação oficial irá decorrer esta segunda-feira.
Mais a norte, o FC Porto prepara a apresentação oficial de Jakub Kiwior para fechar o plantel liderado por Francesco Farioli. O defesa-central polaco, de 25 anos, chega cedido pelo Arsenal, com cláusula de compra obrigatória.
Os dragões foram aqueles que 'despacharam' mais jogadores em relação à época passada. O defesa-central Fábio Cardoso é o último dossier a ser resolvido, com o Sevilha a ser o próximo destino do jogador, de 31 anos.
Leia Também: EM DIRETO: Siga o penúltimo dia do mercado de transferências