Bombeiros da Madeira equipados com cobertores para temperaturas elevadas
- 02/02/2026
Segundo o Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira, os equipamento representam um investimento do Governo Regional superior a 30 mil euros e surgem no âmbito da "estratégia de capacitação do dispositivo regional de resposta no âmbito do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS)".
Os cobertores são da marca alemã VLITEX, na gama "Premium", com capacidade de resistência a temperaturas elevadas, para picos de 1300º graus Celsius, refere a Proteção Civil, em comunicado.
"O objetivo deste programa de capacitação, face ao número significativo de incêndios em transportes (perto de uma centena por ano), é limitar os danos provocados por um incêndio num veículo, evitar a sua propagação às exposições, bem como conter a produção de fumos tóxicos com a rápida extinção do incêndio, garantindo a segurança das equipas de intervenção e da população nas imediações", lê-se na nota.
Ainda de acordo com a Proteção Civil, os cobertores são de grande dimensão e "permitem cobrir um veículo em chamas ou com risco de incêndio", revelando-se particularmente importantes em parques de estacionamento, túneis e zonas densamente povoadas, "onde a eficácia da sua ação pode ser determinante para conter os impactos desta natureza de ocorrências".
A Proteção Civil refere ainda que, em cada quartel dos bombeiros, está a decorrer uma formação teórico-prática com uma equipa de formadores da Companhia de Bombeiros Sapadores do Funchal, sobre a utilização prática deste equipamento inovador.
Leia Também: Bombeiros salvam duas pessoas e um gato de incêndio em Telheiras





