Cabo Verde cimenta liderança rumo ao Mundial. Angola complica apuramento
- 04/09/2025
As seleções de Cabo Verde e Angola tiveram sortes muito distintas esta quinta-feira na sétima jornada da qualificação para o Campeonato do Mundo de 2026. A turma cabo-verdiana alcançou uma vitória confortável frente às Maurícias, por 2-0, com golos de Jovane Cabral e Diney Borges. Já os palancas negras não conseguiram superar a seleção da Líbia e perderam pela margem mínima, com um resultado de 1-0, após um golo apontado por El Mariamy Ezoo.
A equipa liderada por Pedro Leitão Brito conseguiu cimentar a liderança do grupo D desta qualificação, onde também se encontra Angola, que é comandada pelo português Pedro Gonçalves.
Com 16 pontos conquistados em sete jogos, a seleção de Cabo Verde está muito próxima de assegurar um lugar no próximo Mundial'2026, que se irá realizar pela organização de Estados Unidos da América, Canadá e México.
No entanto, Angola está prestes a ficar arredada de um lugar que permita sonhar com esta qualificação para o Campeonato do Mundo, já que somou apenas sete pontos no mesmo número de jogos e Cabo Verde e Camarões parecem não querer desarmar na corrida pelos lugares de acesso a essa prova prestigiada internacionalmente.
Os palancas negras têm três partidas para virar o seu destino, embora não dependam apenas e só deles mesmos. A turma de Pedro Gonçalves vai ainda jogar frente às Maurícias (equipa que perdeu esta tarde frente a Cabo Verde) já no próximo dia 9 de setembro, contando com nova dupla jornada ao defrontar o Eswatini, que se encontra no último lugar do grupo, com apenas dois pontos conquistados e nenhuma vitória.
No último jogo, a 11 de outubro, defrontará os Camarões, que é sempre uma das equipas mais bem cotadas para se qualificar para as competições intecontinentais.
No caso de Cabo Verde, vai ter um jogo de 'seis pontos' frente a Camarões já na próxima terça-feira, num jogo que pode ser decisivo nas contas para o primeiro lugar do grupo D da qualificação para o Campeonato do Mundo de seleções de 2026.
Em outubro, dois jogos poderão ser de festa em caso de vitórias, com a Líbia e o Eswatini a serem os últimos obstáculos no caminho até ao Mundial de 2026.
De recordar que a seleção de Camarões joga mais tarde nesta quinta-feira, pelas 20h00 (horário de Portugal Continental), diante do Eswatini, podendo aproximar-se e ficar a um ponto de Cabo Verde antes do jogo frente a frente.
Leia Também: Seis jogadores das ligas portuguesas entre os convocados de Cabo Verde
Leia Também: Pedro Gonçalves convoca três jogadores da I Liga para a seleção de Angola