Corpo de refém luso-israelita recuperado em Gaza. "Agiu heroicamente"
- 30/08/2025
As Forças de Defesa de Israel (IDF) recuperaram o corpo de Idan Shtivi, o refém luso-israelita que foi raptado pelo Hamas a 7 de outubro de 2023.
"O corpo de Idan Shtivi, que foi mantido refém durante 693 dias em Gaza, foi recuperado numa operação conjunta das IDF e da Autoridade de Segurança Interna (ISA), juntamente com o corpo de Ilan Weiss", anunciou o organismo, este sábado, na rede social X (Twitter).
As autoridades israelitas assinalaram que o jovem de 28 anos "foi assassinado e sequestrado por terroristas do Hamas na área de Tel Gama, no sul de Israel".
"Antes da sua morte, agiu heroicamente para ajudar a retirar e a salvar muitas outras pessoas que participavam no festival de música Nova, em 7 de outubro de 2023. Que a sua memória seja uma bênção", complementaram.
Body of Deceased Hostage Idan Shtivi Recovered
— Israel Defense Forces (@IDF) August 30, 2025
The body of Idan Shtivi, who was held hostage for 693 days in Gaza, was recovered in a joint IDF and ISA operation, alongside the body of Ilan Weiss.
Idan, 28, was murdered and kidnapped by Hamas terrorists from the Tel Gama area… pic.twitter.com/N2DWq7Xl9J
Por seu turno, o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, apontou que, "após a conclusão do processo de identificação no Instituto de Medicina Legal, foi autorizado o seu regresso a Israel".
"Idan era estudante de sustentabilidade e governo e uma pessoa corajosa: em 7 de outubro de 2023, participou no festival Nova. Quando o ataque terrorista começou, agiu para salvar muitos participantes e ajudá-los a escapar, e foi assassinado no processo", escreveu, na mesma rede social.
Netanyahu adiantou também ter tecido as suas "sinceras condolências à família Shtivi" e que agradeceu às autoridades israelitas pela sua "ação determinada e ousada".
"Até ao momento, 207 reféns - 148 deles vivos - foram devolvidos a Israel. Continuaremos a tomar medidas incansáveis e determinadas, de várias maneiras, para trazer de volta todos os nossos reféns, vivos e mortos", assegurou.
Prime Minister Netanyahu:
— Prime Minister of Israel (@IsraeliPM) August 30, 2025
In a special operation carried out by the IDF & the ISA in the Gaza Strip, the body of Idan Shtivi was returned. Following completion of the identification process at the Institute of Forensic Medicine, his return to Israel was permitted for publication.
Entretanto, o Ministérios dos Negócios Estrangeiros prestou uma "sentida homenagem ao cidadão luso-israelita Idan Shtivi", ao mesmo tempo que apresentou "condolências à família e ao povo de Israel, solidarizando-se com o seu sofrimento".
"O Governo presta sentida homenagem ao cidadão luso-israelita Idan Shtivi, feito refém pelo grupo terrorista Hamas nos terríveis ataques de 7 de outubro, cujo corpo foi agora recuperado. Apresenta condolências à família e ao povo de Israel, solidarizando-se com o seu sofrimento", escreveu, no X.
O Governo presta sentida homenagem ao cidadão luso-israelita Idan Shtivi, feito refém pelo grupo terrorista Hamas nos terríveis ataques de 7 de Outubro, cujo corpo foi agora recuperado. Apresenta condolências à família e ao povo de Israel, solidarizando-se com o seu sofrimento.
— Negócios Estrangeiros PT (@nestrangeiro_pt) August 30, 2025
O embaixador de Israel em Portugal, Oren Rozenblat, também confirmou a informação, tendo sublinhado que "Idan era um estudante de sustentabilidade que amava a natureza, a fotografia e os animais".
"A família de Idan Shtivi visitou Portugal por diversas vezes para lutar pelo seu regresso. Que a sua memória seja abençoada", disse, num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
O responsável recordou que "há 48 reféns nas garras do Hamas" e garantiu que "Israel não vai parar até todos os reféns voltarem" para casa.
Note-se que a morte de Idan Shtivi foi confirmada no dia 7 de outubro de 2024, um ano após os ataques levados a cabo pelo Hamas contra Israel.
"Expressamos profunda consternação pela morte, hoje confirmada, do nosso concidadão Idan Shtivi, um dos muitos reféns do Hamas, e enviamos sentidas condolências à sua família", lia-se na missiva divulgada na altura pelo órgão tutelado por Paulo Rangel.
Na sexta-feira, o primeiro-ministro israelita já havia anunciado que as IDF tinham recuperado os corpos de dois reféns, entre eles Ilan Weiss, de 56 anos, que foi morto durante o ataque ao 'kibutz' Be'eri. Contudo, a confirmação da identidade da segunda vítima só foi divulgada este sábado.
[Notícia atualizada às 21h36]
Leia Também: Hamas avisa que reféns correm os "mesmos riscos" dos seus combatentes