Corpo de refém luso-israelita recuperado em Gaza. "Agiu heroicamente"

  • 30/08/2025

As Forças de Defesa de Israel (IDF) recuperaram o corpo de Idan Shtivi, o refém luso-israelita que foi raptado pelo Hamas a 7 de outubro de 2023.

 

"O corpo de Idan Shtivi, que foi mantido refém durante 693 dias em Gaza, foi recuperado numa operação conjunta das IDF e da Autoridade de Segurança Interna (ISA), juntamente com o corpo de Ilan Weiss", anunciou o organismo, este sábado, na rede social X (Twitter). 

As autoridades israelitas assinalaram que o jovem de 28 anos "foi assassinado e sequestrado por terroristas do Hamas na área de Tel Gama, no sul de Israel".

"Antes da sua morte, agiu heroicamente para ajudar a retirar e a salvar muitas outras pessoas que participavam no festival de música Nova, em 7 de outubro de 2023. Que a sua memória seja uma bênção", complementaram.

Por seu turno, o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, apontou que, "após a conclusão do processo de identificação no Instituto de Medicina Legal, foi autorizado o seu regresso a Israel".

"Idan era estudante de sustentabilidade e governo e uma pessoa corajosa: em 7 de outubro de 2023, participou no festival Nova. Quando o ataque terrorista começou, agiu para salvar muitos participantes e ajudá-los a escapar, e foi assassinado no processo", escreveu, na mesma rede social.

Netanyahu adiantou também ter tecido as suas "sinceras condolências à família Shtivi" e que agradeceu às autoridades israelitas pela sua "ação determinada e ousada".

"Até ao momento, 207 reféns - 148 deles vivos - foram devolvidos a Israel. Continuaremos a tomar medidas incansáveis e determinadas, de várias maneiras, para trazer de volta todos os nossos reféns, vivos e mortos", assegurou.

Entretanto, o Ministérios dos Negócios Estrangeiros prestou uma "sentida homenagem ao cidadão luso-israelita Idan Shtivi", ao mesmo tempo que apresentou "condolências à família e ao povo de Israel, solidarizando-se com o seu sofrimento".

"O Governo presta sentida homenagem ao cidadão luso-israelita Idan Shtivi, feito refém pelo grupo terrorista Hamas nos terríveis ataques de 7 de outubro, cujo corpo foi agora recuperado. Apresenta condolências à família e ao povo de Israel, solidarizando-se com o seu sofrimento", escreveu, no X.

O embaixador de Israel em Portugal, Oren Rozenblat, também confirmou a informação, tendo sublinhado que "Idan era um estudante de sustentabilidade que amava a natureza, a fotografia e os animais".

"A família de Idan Shtivi visitou Portugal por diversas vezes para lutar pelo seu regresso. Que a sua memória seja abençoada", disse, num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

O responsável recordou que "há 48 reféns nas garras do Hamas" e garantiu que "Israel não vai parar até todos os reféns voltarem" para casa.

Note-se que a morte de Idan Shtivi foi confirmada no dia 7 de outubro de 2024, um ano após os ataques levados a cabo pelo Hamas contra Israel.

"Expressamos profunda consternação pela morte, hoje confirmada, do nosso concidadão Idan Shtivi, um dos muitos reféns do Hamas, e enviamos sentidas condolências à sua família", lia-se na missiva divulgada na altura pelo órgão tutelado por Paulo Rangel.

Na sexta-feira, o primeiro-ministro israelita já havia anunciado que as IDF tinham recuperado os corpos de dois reféns, entre eles Ilan Weiss, de 56 anos, que foi morto durante o ataque ao 'kibutz' Be'eri. Contudo, a confirmação da identidade da segunda vítima só foi divulgada este sábado.

[Notícia atualizada às 21h36]

Leia Também: Hamas avisa que reféns correm os "mesmos riscos" dos seus combatentes

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2845833/corpo-de-refem-luso-israelita-recuperado-em-gaza#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Anunciantes