Cotação do Brent recupera terreno e sobe 1,55% para 67,33 dólares
- 03/02/2026
O crude do Mar do Norte, de referência na Europa, fechou a sessão no Intercontinental Exchange a cotar 1,03 dólares acima dos 66,30 dólares com que encerrou as transações na segunda-feira.
O Brent começou a semana em baixa, a cair mais de 4%, mas recuperou hoje terreno, à medida que os investidores continuam a avaliar os potenciais efeitos a longo prazo do acordo EUA-Índia, no qual o país indiano deixará de comprar petróleo russo em troca de uma redução das tarifas, de 25% para 18%.
De acordo com a analista do mercado Forex, Fiona Cincotta, este acordo significaria que a Índia começaria a comprar petróleo a outros países e "a longo prazo poderia impulsionar os preços para cima".
A forte queda do petróleo Brent na segunda-feira, depois de ter atingido mais de 70 dólares por barril na semana passada, deveu-se principalmente à aparente redução das tensões entre os Estados Unidos e o Irão na sequência das negociações nucleares em curso.
No entanto, o abate hoje de um drone iraniano pelas forças norte-americanas no estreito de Ormuz, permitiu recuperar parte do terreno perdido.
Para além dos picos de volatilidade provocados por questões geopolíticas, muitos analistas acreditam que o preço do crude poderá cair este ano, estabilizando entre os 55 e os 60 dólares, devido a um excesso estrutural de oferta no mercado, aliado à fraca procura.
Leia Também: Cotação do Brent para entrega em março sobe 0,80% para 65,59 dólares





