CPLP felicita António José Seguro pela sua eleição e saúda povo português
- 09/02/2026
A secretária executiva da CPLP, Maria de Fátima Jardim, "saudou o povo português por mais um exercício pautado pela defesa de valores partilhados, liberdade, democracia e desenvolvimento", de acordo com um comunicado enviado à Lusa.
Por outro lado, a embaixadora angolana reafirmou a sua disponibilidade para aprofundar a cooperação, tendo em vista o progresso e o desenvolvimento dos Estados-membros da CPLP e dos "povos irmãos".
António José Seguro foi eleito domingo Presidente da República com dois terços dos votos expressos, com cerca de 3,48 milhões, quando faltam apurar 20 freguesias.
O chefe de Estado eleito alcançou uma percentagem próxima dos 67% e tomará posse no dia 09 de março.
O Presidente brasileiro, Inácio Lula da Silva, considerou domingo que a eleição de António José Seguro como Presidente português representa "a vitória da democracia" e afirmou que o Brasil continuará a trabalhar "em parceria" pelo "fortalecimento das relações bilaterais históricas".
O chefe de Estado cabo-verdiano, José Maria Neves, também felicitou domingo António José Seguro pela sua vitória e referiu que o povo português, apesar de todas as tempestades, "acorreu às urnas e votou esmagadoramente no republicanismo e na democracia", numa mensagem na sua página de Facebook.
O dirigente angolano, João Lourenço, saudou hoje António José Seguro pela vitória nas eleições presidenciais numa publicação na página da Presidência angolana no Facebook, sublinhando que os portugueses "fizeram uma aposta segura" na relação de Portugal com o mundo, o que garante perspetivas promissoras para o futuro dos dois países.
Também o Presidente moçambicano, Daniel Chapo, saudou hoje a eleição de António José Seguro como Presidente de Portugal, antevendo o reforço das relações entre os dois países, conforme mensagem divulgada pela Presidência da República de Moçambique.
Em Moçambique, entre os dois consulados, de Maputo (sul) e Beira (centro), António José Seguro venceu na segunda volta com 56,81% (488 votos).
Na Ásia, o chefe de Estado de Timor-Leste, José Ramos-Horta, também felicitou hoje António José Seguro pela eleição como Presidente e salientou que o resultado reafirma o compromisso de Portugal com os valores da democracia, liberdade e Estado de Direito.
A CPLP, que este ano assinala 30 anos, é composta por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Leia Também: Guiné-Bissau lamenta que CPLP ainda não tenha enviado uma missão ao país





