Depois da depressão Kristin, Tomar teme cheias

  • 02/02/2026

"Estamos atentos e a tomar medidas", disse à agência Lusa Tiago Carrão, presidente da Câmara de Tomar, salientando que os serviços fazem monitorização no Agroal, junto ao concelho vizinho de Ourém.

 

"Se lá estiver complicado, vamos ter aqui problemas", considerou o autarca, que ainda tem muitas freguesias com problemas no abastecimento elétrico e de comunicações devido à depressão Kristin.

No Agroal, a montante de Tomar, o comerciante António Pardal está descansado, apesar da falta de eletricidade e comunicações.

"Pelo contrário, água aqui não falta", diz, apontando para o rio Nabão, ainda no leito, mas perto de galgar as margens.

"As pessoas têm de se habituar a estas situações e a estarem preparadas", afirmou o empresário, que costuma lidar com cheias regulares.

Sobre o risco de cheias em Tomar, António Pardal admite essa possibilidade nas próximas horas.

"O que está a segurar as águas são as árvores espalhadas, mas já há muita água ali para cima", disse, apontando a zona de Ribeira de Couros e Formigais, concelho de Ourém.

Nessa zona, são visíveis já estradas inundadas e campos alagados, com árvores, ramadas e postes elétricos a boiar.

"Normalmente, quando isso está assim lá para cima, nós aqui já temos meio metro de água. E olhe, ainda não temos", explica António Pardal.

Perto do Agroal, José Silva coloca proteções na porta para a água que pode entrar.

"Já não me basta ter o telhado furado, tapado com uma lona, e agora vou ter água aqui. O raio da água entra por todo o lado", diz, embora minimizando os prejuízos das inundações.

"A isso estamos já habituados. Ao que se passou não estávamos", explicou, referindo-se à depressão Kristin.

Leia Também: No distrito de Leiria arregaçam-se mangas, mas não se esquece o abandono

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2931224/depois-da-depressao-kristin-tomar-teme-cheias#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Anunciantes