Dificuldade em adormecer? Este som induz um sono profundo
- 03/02/2026
A partir de agora, uma parte significativa dos seus problemas do sono pode ficar resolvida. A técnica viral de indução natural do sono através de ondas binaurais parece quase mágica.
Ainda assim, a Sleep Foundation explica que este é um método que envolve alguma ciência e é, por isso, que é cada vez mais usado no auxílio do tratamento de alguns problemas de sono.
O que são as ondas binaurais?
Não confunda estas ondas com um género musical. Estes especialistas esclarecem que as ondas binaurais tratam-se de um "fenómeno auditivo criado pelo próprio cérebro em resposta a determinadas ondas específicas em cada ouvido".
"Se ouvir dois sons, cada um numa frequência diferente e cada um num ouvido diferente, o cérebro cria um som adicional que pode ouvir. Esse terceiro som é chamado de onda binaural. Ouve-as na diferença de frequência entre os dois sons".
Por exemplo, "se você ouve um som a 300 hertz e o outro tom a 310 hertz, o ritmo binaural que ouve está em 10 hertz. O batimento binaural pode ser ouvido se a frequência de cada som nos seus ouvidos for menor do que 1000 hertz e a diferença entre os dois sons for menor do que 35 hertz", explicam.
Ou seja, as ondas binaurais não são uma música, mas podem, em muitos casos, ser acompanhadas de uma. Ou até não. No entanto, a grande maioria das playlists de ondas binaurais já tem uma música na sua base (maioritariamente sons harmoniosos e que promovem o relaxamento).
Como e quando usar as ondas binaurais
Este método é recomendado para diversos momentos, quer sejam de foco ou relaxamento.
Estudos cidados por estes especialistas indicam ainda que ouvir batimentos binaurais pode ajudar a reduzir sintomas de ansiedade.
Quer pretenda fazer uma meditação guiada, ouvir um podcast ou uma música tranquila, também pode adicionar os batimentos binaurais a esse momento de relaxamento.
O que os batimentos binaurais podem fazer e quais são as melhores ondas para dormir?
Padrão Gama (γ): Ondas gama são a maior frequência de atividade cerebral entre 30 a 50 hertz. Ajudam na construção da "memória aprimorada", na cognição e até no humor.
Padrão beta (β): Ondas beta variam entre os 13 e os 30 Hz. Estas ondas estão ligadas a uma mente ativa e alerta, podendo ajudar a melhorar a memória e a precisão.
Padrão alfa (α): Variam entre 8 Hz e 13 Hz, ondas alfa indicam uma mente relaxada e repousada. "Pesquisas mostram que a estimulação do batimento binaural na faixa alfa pode aumentar a criatividade.
Padrão theta (θ): Durante a primeira fase do sono, que é a fase mais leve do sono, o cérebro produz ondas theta em frequências entre os 4 Hz e 8 Hz, associadas à sonolência e à meditação. "Estudos mostram que ouvir batimentos binaurais em uma frequência de 6 Hz pode induzir um estado meditativo".
Padrão delta (δ): As ondas cerebrais mais lentas são ondas delta, que têm uma frequência inferior a 4 Hz. À medida que transita para estágios de sono mais profundos, o cérebro adapta-se às ondas delta. Por esse motivos, os batimentos binaurais em frequências delta podem ser os eleitos para ajudar a dormir.
Se ficou com curiosidade para testar, não pense duas vezes. Crie um ambiente ideal para promover o seu descanso e reproduza o vídeo seguinte.






