Governador do Missouri ordena reconfiguração de distritos eleitorais

  • 30/08/2025

O anúncio de Mike Kehoe hoje surgiu apenas algumas horas depois de o governador do Texas, Greg Abbott, assinar uma nova lei de mapas de votação para o Congresso nacional projetada para ajudar os republicanos a ganhar mais cinco assentos nas eleições de meio mandato de 2026.

 

Isto representa uma vitória para o Presidente dos EUA, Donald Trump, que tem incentivado os estados liderados por republicanos a reformularem as linhas dos distritos para dar ao seu partido maior oportunidade de manter o controlo da Câmara.

Se a medida avançar o Missouri torna-se o terceiro estado a conseguir redesenhar distritos de modo não comum no meio do mandato, para vantagem partidária.

O Texas, liderado por republicanos, foi o primeiro a assumir essa tarefa, mas foi rapidamente contra-atacado pela Califórnia, liderada por democratas.

Kehoe agendou a sessão especial do Missouri para começar no dia 03 de setembro. O Missouri é representado na Câmara dos Representantes dos EUA por seis republicanos e dois Democratas - os deputados Wesley Bell, em St. Louis, e Emanuel Cleaver, em Kansas City.

Os republicanos esperam ganhar mais um assento ao reformular o distrito de Cleaver, para se expandirem mais de Kansas City para áreas suburbanas ou rurais, tendencialmente republicanas.

Alguns republicanos tinham pressionado para que houvesse um mapa que poderia dar-lhes uma vantagem de 7-1, ao redesenhar os distritos após os censos de 2020.

Mas a maioria legislativa do GOP acabou por optar contra isso. Alguns temiam que o plano mais agressivo pudesse ser suscetível de um desafio legal, o que poderia ter efeitos negativos num ano eleitoral fraco para os republicanos, ao criar distritos mais competitivos que poderiam permitir aos democratas vencerem três assentos.

Os republicanos ganharam uma maioria de 220-215 na Câmara sobre os democratas em 2024, um resultado que se alinhou quase perfeitamente com a parte do voto obtida pelos dois partidos nos distritos em todo os EUA, de acordo com uma análise recente da agência de notícias Associated Press.

Embora o resultado geral fosse quase neutro, a análise da AP mostra que os democratas e republicanos beneficiaram de vantagens em determinados estados decorrentes da forma como os distritos foram desenhados.

Os democratas precisariam ganhar três cadeiras nas eleições do próximo ano para assumir o controlo da câmara.

O partido do presidente em exercício tende a perder assentos nas eleições de meio de mandato, como foi o caso de Trump em 2018, quando os democratas ganharam o controlo da Câmara e, subsequentemente, lançaram investigações sobre Trump.

Procurando evitar uma situação semelhante no seu segundo mandato, Trump instou os estados liderados por republicanos a fortalecerem as suas cadeiras no Congresso.

No Texas, os republicanos já controlam 25 das 38 cadeiras do Congresso.

"O Texas é agora mais vermelho no Congresso dos Estados Unidos", disse Abbott num vídeo que postou na rede social X, ao assinar a legislação.

Em resposta aos esforços do Texas, o governador da Califórnia, Gavin Newsom, aprovou uma eleição estadual em novembro para um mapa revisto da Câmara dos Representantes dos EUA, que dá aos democratas a chance de ganhar cinco cadeiras adicionais.

Os democratas já controlam 43 das 52 cadeiras do Congresso da Califórnia.

Grupos de direitos eleitorais entraram com uma ação judicial esta semana antes da assinatura do projeto por Abbott, afirmando que o novo mapa enfraquece a influência eleitoral dos eleitores negros.

Os democratas do Texas também prometeram contestar o novo mapa em tribunal. E a batalha pela redistribuição pode se espalhar para outros estados.

Leia Também: Texas aprova novo mapa eleitoral para favorecer republicanos a pedido de Trump

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2845556/governador-do-missouri-ordena-reconfiguracao-de-distritos-eleitorais#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Anunciantes