Homem detido após empurrar e tentar agredir agentes da PSP em Lisboa
- 12/02/2026
Um homem de 31 anos foi detido, na passada terça-feira, 10 de fevereiro, após empurrar e tentar agredir agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP), na freguesia da Penha de França, em Lisboa.
Em comunicado, enviado às redações, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP indicou que "procedeu à detenção de um homem de 31 anos, por ser suspeito da prática dos crimes de resistência e coação sobre funcionário e detenção de arma proibida".
A detenção ocorreu após a autoridade receber uma informação sobre "desordem entre moradores" com "armas brancas".
Já no local, os polícias "posicionaram-se estrategicamente entre os intervenientes" com o objetivo de apaziguar a situação. Foi nessa altura que o suspeito, "na prossecução da sua conduta e de modo repentino e intimidatório", dirigiu-se aos polícias e empurrou-os.
"Neste contexto, os polícias tentaram reter e imobilizar o mesmo, tendo este resistido de forma violenta, acabando por tentar agredir com socos e agredir com uma cabeçada um dos polícias, facto que não se efetivou face à rápida intervenção dos demais polícias no local", explicou a PSP.
Posteriormente, os agentes questionaram o suspeito "sobre se tinha na sua posse algo ilícito", mas este negou. No entanto, uma vez que havia "informação da possível existência de armas brancas", foi feita uma revista ao homem, tendo sido possível encontrar "duas facas de grandes dimensões" numa bolsa que trazia a tiracolo.
O detido foi constituído arguido, sujeito a Termo de Identidade e Residência e recolheu às salas de detenção para ser presente à Autoridade Judiciária para 1.º interrogatório judicial, ficando o julgamento marcado para o próximo dia 2 de março.
Leia Também: Apreendidas 7 armas e 600 munições em caso de violência doméstica





