Marcelo e Montenegro voltam a reunir na quinta-feira para nova avaliação

  • 03/02/2026

Numa declaração aos jornalistas, no Palácio de Belém, após ter sido recebido por Marcelo Rebelo de Sousa, Luís Montenegro deixou a advertência que, do ponto de vista da evolução meteorológica, o país está "perante uma semana que apresenta um desafio grande".

 

"Por isso mesmo, combinei com o senhor Presidente da República voltar aqui [Palácio de Belém] na próxima quinta-feira - um dia que se perspetiva que será também difícil - para podermos fazer a avaliação das incidências precisamente nessa ocasião. Também para podermos fazer uma previsão ainda mais próxima do fim de semana, em particular de domingo, que é um dia em que igualmente é previsível, do ponto de vista das chuvas, que possa haver problemas em termos de cheias ou inundações", declarou o líder do executivo.

Após esta audiência com o primeiro-ministro, o chefe de Estado vai ao funeral do cineasta João Canijo e segue para zonas afetadas pelas tempestades, começando pelo município de Ourém.

Dez pessoas morreram desde a semana passada na sequência do mau tempo. A Proteção Civil contabilizou cinco mortes diretamente associadas à passagem da depressão Kristin e a Câmara da Marinha Grande anunciou uma outra vítima mortal, a que se somaram depois quatro óbitos registados por quedas de telhados (durante reparações) ou intoxicação com origem num gerador.

A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, quedas de árvores e de estruturas, cortes ou condicionamentos de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, o fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal, que provocou algumas centenas de feridos e desalojados. Leiria, Coimbra e Santarém são os distritos com mais estragos.

O Governo decretou situação de calamidade até ao próximo domingo para 68 concelhos e anunciou um pacote de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.

Leia Também: Montenegro: Presidente vai "constatar o esforço que todos estão a fazer"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2932169/marcelo-e-montenegro-voltam-a-reunir-na-quinta-feira-para-nova-avaliacao#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Anunciantes