Na flotilha, Mortágua questiona: "Há drones a circular. Porque vigiam?"

  • 03/09/2025

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, que encontra-se num dos barcos da flotilha humanitária que tem como destino Gaza, afirmou que "o primeiro obstáculo" da viagem foi ultrapassado, "que é a sabotagem burocrática da missão". 

 

"Saímos de Barcelona e estamos a entrar no segundo dia de viagem para atravessar o mediterrâneo. Ultrapassamos o primeiro obstáculo, que é a sabotagem burocrática da missão. Assim continuaremos, até Gaza", escreveu, esta terça-feira, na rede social X (antigo Twitter).

Cerca de uma hora depois, na mesma rede social, Mariana Mortágua denunciou a presença de drones "perto dos barcos da flotilha". 

"Há drones a circular perto dos barcos da flotilha que estão a poucas milhas náuticas de Menorca. São navios humanitários. Porque nos vigiam?", questionou. 

Recorde-se que Mariana Mortágua está a bordo de um dos 50 barcos com ajuda humanitária, que contam com centenas de pessoas, entre elas ativistas e figuras públicas oriundas de 44 países. A frota humanitária com destino a Gaza tem como nome 'Global Sumud Flotilla'.

A organização descreve esta missão como a "maior missão de solidariedade da história".

Três portugueses integram a 'Global Sumud Flotilla': além da deputada Mariana Mortágua, o ativista Miguel Duarte e a atriz Sofia Aparício. Está também confirmada a presença de nomes conhecidos mundialmente, como o da ativista sueca Greta Thunberg, da atriz norte-americana Susan Sarandon ou do ator irlandês Liam Cunningham.

A Global Sumud Flotilha é uma iniciativa de diversas organizações não-governamentais (ONG), entre elas, a Flotilha da Liberdade, a Flotilha Sumud do Magrebe, o comboio Sumud Nusantara e do Movimento Global Para Gaza, bem como de outras organizações internacionais.

Na flotilha, Mortágua atira:

Na flotilha, Mortágua atira: "Cobardia do Governo é inarrável". As fotos

Mariana Mortágua criticou o Governo português, que continua a recusar apoiar a flotilha em direção a Gaza. Os primeiros barcos saíram este domingo de Barcelona. Veja as imagens na fotogaleria abaixo.

Notícias ao Minuto com Lusa | 14:53 - 31/08/2025

Barco zarpou, mas teve de regressar a Barcelona

A 'Global Sumud Flotilla', composta por várias embarcações, carregadas com ajuda humanitária, alimentos e medicamentos, zarpou por volta das 16h00 (horas locais) de Barcelona no domingo, mas teve de regressar a Espanha apenas algumas horas depois devido ao mau tempo.

Entretanto, voltou a partir na segunda-feira com destino a Gaza.

Flotilha humanitária teve de regressar a Barcelona devido ao mau tempo

Flotilha humanitária teve de regressar a Barcelona devido ao mau tempo

Embarcações tinham saído na tarde de domingo, de Barcelona rumo a Gaza, mas tiveram de regressar a Espanha poucas horas depois, devido ao mau tempo. Nova partida está a ser decidida na manhã desta segunda-feira.

Natacha Nunes Costa | 09:57 - 01/09/2025

Governo descarta responsabilidades de proteção de portugueses

O Governo defendeu que não tem qualquer obrigação ao abrigo do direito internacional de acompanhar e proteger a flotilha em direção a Gaza com a deputada Mariana Mortágua, o ativista Miguel Duarte e a atriz Sofia Aparício. Por sua vez, Espanha assegura proteção diplomática à flotilha.

"A participação na 'Global Sumud Flotilha' consubstancia uma iniciativa autónoma da sociedade civil, que não tem qualquer vínculo ou vinculação ao Estado português", disse o órgão tutelado por Paulo Rangel, numa resposta ao jornal Observador sobre a missão.

O ministério recordou ainda que, "à luz do direito internacional, não existe uma responsabilidade jurídica por parte do Estado português de proteção do navio ou dos seus tripulantes".

Parte flotilha para Gaza. Rangel recusa proteção (que Espanha garante)

Parte flotilha para Gaza. Rangel recusa proteção (que Espanha garante)

O Governo defende que não tem qualquer obrigação ao abrigo do direito internacional de acompanhar e proteger a flotilha em direção a Gaza com a deputada Mariana Mortágua, o ativista Miguel Duarte e a atriz Sofia Aparício. Por sua vez, Espanha assegura proteção diplomática à flotilha.

Notícias ao Minuto com Lusa | 08:09 - 31/08/2025

Leia Também: Flotilha lança "apelo urgente" por proteção e corredor de ajuda em Gaza

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2847378/na-flotilha-mortagua-questiona-ha-drones-a-circular-porque-vigiam#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Anunciantes