Pablo e ex-Benfica deram 'galo'. Moreirense perde invencibilidade
- 29/08/2025
O Moreirense falhou, na noite desta sexta-feira, a possibilidade de isolar, ainda que de forma provisória, na liderança do campeonato português, ao perder na visita ao Gil Vicente, por 2-0, em jogo que abriu a quarta jornada da I Liga.
Em relação ao jogos da jornada passada, o técnico do Gil Vicente César Peixoto manteve o onze inicial que deu boa conta de si em Famalicão e levou para Barcelos um precioso ponto. Por seu turno, Vasco Botelho da Costa mudou duas peças depois do triunfo caseiro na receção ao Vitória SC. No lado esquerdo da defesa, Francisco Domingues foi relegado para o banco e entrou Álvaro Martínez para o seu lugar. No meio-campo, e depois da boa prestação no segundo tempo na ronda anterior, Afonso Assis assumiu a titularidade no lugar de Ofori.
A partida no Estádio Cidade de Barcelos prometia muito, mas a primeira parte deixou muito a desejar. A primeira metade foi muito pobre e sem motivos de interesse. As equipas encaixaram taticamente e não houve sequer aproximações às balizas adversárias. Ao minuto 6, destaque apenas para o cabeceamento de Santi García que saiu ao lado.
Do lado da formação visitante, e aos 31 minutos, Guilherme Schettine, num bom momento de forma, recebeu a bola em boa posição, mas o remate, de pé esquerdo saiu ao lado da baliza que estava a ser defendida por Andrew.
A etapa complementar começou com aquele que foi o primeiro golo da partida e logo com o recurso a um golaço do Gil Vicente. Após uma assistência de Luís Esteves, o avançado brasileiro Pena partiu os rins aos dois defesas centrais do Moreirense e abriu a contagem no Estádio Cidade de Barcelos aos 50 minutos.
O Gil Vicente esteve perto de ampliar a vantagem aos 59 minutos. Luís Esteves, com um remate de longa distância, obrigou o guarda-redes brasileiro Caio Secco a aplicar-se para evitar o segundo tento dos gilistas na partida. À passagem do minuto 65, Guilherme Schettine procurou a sua sorte, com o cabeceamento do avançado brasileiro a sair muito perto do poste da baliza à guarda de Andrew.7
A partida entrou numa fase mais desinteressante, até voltar a contar com uma mexida no marcador já dentro dos dez minutos finais. Diogo Travassos, contratado ao Sporting no presente mercado de transferências de verão, apareceu descaído na esquerda, à entrada da área, para rematar para o fundo das redes contrárias. A bola desviou no recém-entrado Gowen, na área, mas o médio estava adiantado e golo acabou por ser anulado de imediato.
O Moreirense apareceu mais atrevido na reta final e esteve perto de empatar em cima do minuto 90. Diogo Travassos tentou o remate de primeira na sobra, mas falhou na bola. O jovem defesa acabou por ficar com o esférico cruzou rasteiro desde a esquerda para o desvio de calcanhar de Yan Maranhão. A bola passou a rasar o poste dos gilistas.
Do lado contrário, acabou mesmo por acontecer o segundo do Gil Vicente. Já em tempo de descontos, Gustavo Varela estreou-se a marcar na I Liga. O avançado emprestado pelo Benfica apareceu no coração da área a cabecear na direção da baliza. Caio Secco ainda alcançou o esférico, mas só defendeu depois da linha de golo.
Com este resultado, o Gil Vicente, que não ganhava há dois jogos, subiu de forma provisória ao sexto lugar com sete pontos. O Moreirense é terceiro com nove pontos, mas pode cair do pódio até ao fecho da jornada.
Leia Também: EM DIRETO: Gil Vicente e Moreirense abrem a quarta jornada em Barcelos