Portugal é 'cilindrado' pela Turquia, mas mantém vivo o sonho no Europeu
- 30/08/2025
Portugal não resistiu à superioridade da Turquia e acabou por ser derrotado, este sábado, por 95-54, na terceira jornada do Campeonato da Europa de basquetebol. Após uma estreia vitoriosa, diante da Chéquia, seguiram-se derrotas diante da Sérvia e dos turcos, as seleções mais fortes do grupo A, que se disputa em Riga, na Letónia.
É certo que até foi a seleção nacional - com Diogo Brito, Neemias Queta, Diogo Ventura, Travante Williams e Miguel Queiroz no cinco inicial de Mário Gomes - a alcançar o primeiro ponto, mas o adversário não tardou em fixar-se na frente do marcador, de onde nunca mais saiu até ao apito final.
A diferença pontual foi crescendo aos poucos e, apesar de alguma resistência lusa, ao fim do primeiro período, a desvantagem era de nove pontos, face ao 22-13 que se registava.
A diferença não era simpática e as coisas ainda conseguiram ficar piores. A Turquia protagonizou um segundo quarto (29-14) ainda melhor do que o primeiro e, ao intervalo, o marcador assinalava 51-27.
Por essa altura, a recuperação parecia uma miragem e nem o 'show' de Neemias Queta - tornando-se novamente o melhor marcador português da partida - impediu que a Turquia fosse aumentando a vantagem no terceiro período (22-10), que acabou com um 73-37. Falamos de praticamente o dobro dos pontos.
O melhor período acabou por ser o último quarto, uma vez que Portugal tentou minimizar os estragos, na medida de possível perante aquilo que já era uma derrota consumada, com o registo de 22-17 a culminar no 95-54 final.
Com este resultado, Portugal passa a somar quatro pontos ao fim de três jornadas, na divisão do terceiro posto (o penúltimo de apuramento) com a Estónia e a Letónia (um dos países anfitriões a par de Polónia, Chipre e Finlândia), ao passo que a Turquia junta-se à líder Sérvia com seis pontos, fruto do pleno de vitórias. Já na última posição mantém-se a Chéquia, com três derrotas e, assim sendo, três pontos.
Recorde-se que o próximo jogo da seleção nacional de basquetebol acontece já na segunda-feira, diante da Letónia, pelas 16 horas (horário de Portugal Continental) seguindo-se a Estónia, na quarta-feira, a partir das 12h45. Tratam-se precisamente de dois adversários diretos na luta pelas vagas de qualificação para a fase seguinte.
Leia Também: Estreia de sonho não se prolongou. Portugal soma derrota no Europeu
Leia Também: Portugal quebra longo 'jejum' e arranca Euro a sorrir (com show de Queta)
Leia Também: Neemias Queta quer "representar Portugal da melhor forma" no Eurobasket