Show de Jojou no Minho ajuda Famalicão e afunda ainda mais o AVS
- 09/02/2026
O Famalicão retomou o caminho das vitórias na I Liga. Depois da derrota copiosa na última jornada na visita ao terreno do Gil Vicente, por 5-0, a turma minhota venceu com direito a reviravolta, no decorrer da noite desta segunda-feira, na receção ao AVS, por 3-1, num jogo que foi válido para a vigésima primeira jornada do escalão máximo do futebol nacional.
Os primeiros 45 minutos deste encontro no Estádio Municipal de Famalicão contam-se de forma muito fácil. O equilíbrio foi nota de destaque de parte a parte, com pouquíssimas tentativas de visar a baliza contrária. Aos 33 minutos. Pedro Bondo rematou forte, mas atirou ao lado. Logo depois, e num lance dividido entre Mateus Pivô e Sorriso, o Famalicão ficou a pedir grande penalidade aos 37 minutos, mas o árbitro mandou seguir
A fechar a primeira parte, Umar Abubakar trabalhou bem na área, mas não deu a melhor direção ao pontapé (44 minutos), antes de Babatunde Akinsola atirar uma bomba de meia distância, fazendo a bola tirar tinta ao poste direito da baliza à guarda de Lazar Carevic.
Depois de uma primeira parte sonolenta no Minho, o segundo tempo foi o oposto disso, com duas equipas vivas em busca do primeiro tento do encontro. Logo aos 47 minutos, o jovem Abubakar apareceu solto na cara de Adriel, mas o guarda-redes do AVS fez bem a mancha e impediu o golo dos minhotos. Do outro lado, ao minuto 50, Tomané recebeu à entrada da área e assistiu de primeira para Diego Duarte que abriu a contagem.
Mas a vantagem do conjunto de João Henriques durou muito pouco tempo. No espaço de pouco mais de 15 minutos, o Famalicão passou de uma condição de estar a perder a partida, mas se colocar numa posição de liderança confortável do marcador.
Aos 55 minutos, Antoine Joujou, lançado ao intervalo por Hugo Oliveira, tirou o cruzamento e Justin de Haas, depois de ganhar o duelo com Leonardo Rivas, rematou de pé direito para o 1-1. O lance esteve a ser analisado pelo VAR por uma suposta falta sobre o defensor do AVS, mas acabou validado.
Menos de dez minutos depois, Joujou voltou a estar em evidência. Após uma perda de bola na zona intermediária, o extremo francês galgou vários metros pela ala direita e, já na área, rematou forte, de pé direito, para o fundo das redes da baliza de Adriel. Com a remontada alcançada, o clube da casa ficou numa posição ainda mais confortável no marcador. Aos 69 minutos, Pedro Santos isolou-se e ofereceu o golo a Abubakar, que marcou na estreia a titular pelo conjunto minhoto.
Feitas as contas, o Famalicão salta para o sexto lugar com 32 pontos, a cinco do Gil Vicente que é o quinto classificado. O AVS continua afundado no último lugar com cinco pontos.






