Torreense bate União de Leiria e sonha com a subida direta à I Liga
- 08/02/2026
O Torreense está de regresso às vitórias na II Liga. Depois da derrota diante do Académico de Viseu na última jornada do segundo escalão do futebol nacional, o emblema da cidade de Torres Vedras recebeu e venceu, ao início da tarde deste domingo, a União de Leira, por 3-1, numa partida que foi válida para a vigésima primeira jornada da competição.
Ainda antes do apito inicial, a União de Leiria, que foi a jogo pela primeira vez de forma oficial desde a passagem da depressão Kristin pela região Centro do país, que deixou um rastro de devastação, nomeadamente no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, entrou em campo com uma camisola muito especial.
A formação do Lis entrou em campo com uma tarja onde de podia ler "Todos juntos pela região centro". Além disso, na parte da frente das camisolas, os comandados de Fábio Pereira levavam o nome de localidades que foram afetadas, com outra mensagem abaixo: "Juntos somos mais fortes."
E as coisas não podiam ter começado melhor para a formação visitante, que tinha visto o duelo contra o Paços de Ferreira ser adiado precisamente devido ao mau tempo. Logo em cima do minuto 11, Diogo Martins deixou a União de Leiria na liderança do marcador.
No entanto, tudo mudou num piscar de olhos. Depois de ter visto um primeiro cartão amarelo à passagem do minuto 19, o defesa central Zé Pedro voltou a ser admoestado aos 30 minutos e foi tomar banho mais cedo em cima da meia hora de jogo, deixando a União de Leiria com menos um jogador quando faltava mais de uma hora de jogo.
O Torreense aproveitou a superioridade numérica e resgatou o empate ainda dentro da etapa inicial, graças a um remate certeiro do espanhol Javi Vázquez em cima do minuto 40. O triunfo da formação da casa acabou mesmo por surgir já na segunda parte. Leo Silva fez a assistência e Musa Drammeh completou a remontada em cima do minuto 64.
Ao cair do pano, Genaro Rodriguez cometeu falta dentro da área da União de Leiria e o juiz Hélder Carvalho marcou grande penalidade a favor da formação da casa. Chamado a bater o castigo máximo, Mohamed Ali-Diadié, que tinha cometido um erro no golo dos leirienses, acabou por fixar o resultado final (90+7').
Com esta vitória, o Torreense salta para o quarto lugar da tabela classificativa com 32 pontos, os mesmos que o Sporting B que é terceiro colocado, a três do Académico de Viseu que segue na segunda posição. O emblema de Torres Vedras está em posição de playoff, isto porque a formação secundária dos leões não pode subir ao escalão máximo do futebol nacional.
Por seu turno, a União de Leiria é nona classificada com 28 pontos, e um jogo por realizar. Na próxima jornada, a formação do Lis vai medir forças com o FC Porto B, ao passo que o Torreense vai até casa do Paços de Ferreira.







