Treinador de karaté detido por abuso de menores. Crimes remontam a 2010

  • 29/08/2025

Um treinador da Federação Espanhola de Karaté, em Málaga, Espanha, foi detido por agredir sexualmente, pelo menos, quatro alunas menores de idade.

 

Os inspetores espanhóis acreditam que os casos possam remontar a 2010 e que o número de vítimas seja bastante superior àquele que é conhecido atualmente - por isso mesmo, a investigação ainda se encontra em curso, na esperança de que mais vítimas contem as suas histórias às autoridades.

O homem, Lorenzo Marín, agora já com 70 anos, e que se encontra em prisão preventiva, ter-se-á aproveitado de menores tanto em viagens para competições como nas instalações onde dava aulas, segundo relata o El País.

As quatro jovens, que denunciaram o caso às autoridades, mencionam todas que o treinador utilizava a posição para ficar no quarto de hotel dos seus "alunos preferidos" e, aí, abusava dos menores.

Nos ginásios onde treinavam, o homem aproveitaria também as alturas em que as jovens se encontravam no banho para cometer os atos.

Estas vítimas, que agora já têm entre 20 e 24 anos, dizem que as agressões sexuais aconteceram quando tinham entre 7 a 16 anos, conta o El Mundo, que cita a EFE.

Treinador oferecia prendas e dava-lhes tratamento preferencial nas aulas aos menores abusados

A investigação alega que Marín se aproveitou da sua posição de autoridade sobre os menores para manipular emocional e psicologicamente as crianças desde muito pequenas.

Para as conquistar (e as impedir de contar o que acontecia) oferecia-lhes presentes e dava-lhes um tratamento preferencial em relação aos restantes alunos nas aulas de karaté.

Os investigadores acreditam que Marín já opere desta forma há décadas, e, por isso mesmo, recusam fechar, para já a investigação.

A denúncia partiu de uma associação dedicada a prestar auxílio a vítimas de abuso sexual infantil, que relatou o caso às autoridades. A partir daí, a delegacia de Málaga assumiu o caso e recolheu o depoimento das vítimas.

Durante as buscas domiciliárias à casa do treinador, foram apreendidos dez telemóveis, um computador, um tablet e três 'pen drives', que se encontravam agora na unidade de informática forense de Málaga.

Entretanto, Lorenzo Marín, identificado pela própria federação, foi demitido de "todos os cargos". Em comunicado, a instituição disse condenar "veementemente" os acontecimentos.

Marín foi treinador das categorias cadete, júnior e sub-21. Era também conselheiro da federação espanhola e contava com uma carreira de mais de quatro décadas no desporto.

Em vinte anos, houve 81 vítimas de abuso (conhecidas) no karaté

Uma investigação do El País concluiu que no mundo do desporto espanhol houve mais de mil vítimas de abusos sexuais nos últimos vinte anos, em 187 casos distintos. 

Entre as vítimas encontradas pelo jornal, 81 sofreram abusos enquanto praticavam karaté.

Aliás, uma das penas mais altas para este crime foi exatamente neste desporto, em 2014, quando um treinador foi condenado a 302 anos após abusar 61 pessoas.

Leia Também: Quatro padres e diretor de colégio francês acusados de décadas de abusos

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2845550/treinador-de-karate-detido-por-abuso-de-menores-crimes-remontam-a-2010#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Anunciantes