Von der Leyen e Costa saúdam compromisso de enviar tropas para Ucrânia

  • 04/09/2025

Em comunicado, Ursula von der Leyen escreveu que "26 países estão disponíveis para mobilizar contingentes [militares] em terra, no ar e mar".

 

"Isto contribuirá para assegurar uma paz duradoura [na Ucrânia] e dissuadir futuras agressões" por parte da Rússia, acrescentou a líder do executivo comunitário, depois de uma reunião da coligação, composta por mais 30 países (incluindo Portugal), que se realizou hoje em Paris.

Ursula von der Leyen, que marcou presença no encontro na capital francesa, referiu ainda que durante a reunião se sentiu "determinação" e também houve "resultados concretos".

E a principal garantia de segurança foi a inclusão "do apoio dos Estados Unidos da América", acrescentou a presidente da Comissão Europeia.

Já António Costa escreveu nas redes sociais que a decisão de hoje foi uma "união de forças para reforçar as garantias de segurança" da Ucrânia e que vai ajudar na "regeneração das Forças Armadas" do país invadido pela Rússia há mais de três anos.

"A coligação não só está disponível, também pode cumprir", acrescentou o presidente do Conselho Europeu, também presente em Paris, exigindo a Moscovo "que acabe já com a matança".

Ursula von der Leyen também fez uma exigência à Federação Russa: "Coloquem fim ao derramamento de sangue!".

A Ucrânia tem contado com ajuda financeira e em armamento dos aliados ocidentais desde que a Rússia invadiu o país, em 24 de fevereiro de 2022.

Os aliados de Kyiv também têm decretado sanções contra setores-chave da economia russa para tentar diminuir a capacidade de Moscovo de financiar o esforço de guerra na Ucrânia.

Leia Também: Identificadas "com grande probabilidade" mais cinco vítimas mortais

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2848513/von-der-leyen-e-costa-saudam-compromisso-de-enviar-tropas-para-ucrania#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Anunciantes